MINICURSOS

Minicursos da ERBASE 2021

Os Minicursos do ERBASE têm por objetivo abordar temas relevantes geralmente não ministrados nas grades curriculares dos cursos de graduação e são priorizados temas de natureza prática. Priorizam-se temas atuais e com maior potencial para atrair o interesse de jovens estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Cada minicurso deve ser estruturado para um total de três horas.

Para a participação dos minicursos deve se inscrever no site: https://www.even3.com.br/erbaseminicursos2021/

Minicursos Aprovados



Jauberth Abijaude (UESC)


Jauberth Abijaude (UESC)

Minicurso 1 - Blockchain e IoT integrados a Sistemas Web (26/10)

A blockchain é uma tecnologia disruptiva que oferece uma rede de confiança digital para a realização de transações entre pares, muitas vezes desconhecidos. A Internet das Coisas é composta por pequenos dispositivos capazes de capturar informações e interferir no ambiente em que se encontram gerando dados para sistemas de domínios de aplicações diferentes, tais como agricultura, indústria, comércio e governos. Estes sistemas precisam, por sua vez, de uma camada de segurança para garantir a irrefutabilidade, integridade, auditoria e um certo nível de anonimato, entre outras coisas. Neste sentido, a integração com a blockchain, através dos contratos inteligentes pode preencher este vazio. Este minicurso apresenta as pesquisas recentes na fronteira da IoT com a blockchain; apresenta uma classificação da tecnologia de blockchain em camadas, apresenta as estratégias de consenso e aplicações IoT com blockchain. Ao final, fornece um guia com informações que permitam aos interessados a concepção de treinamentos nesta área, contemplando, inclusive, a realização de exercícios práticos.

Autor:
Jauberth Abijaude é professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), doutorando em Ciência da Computação pela UFBA e pesquisador do grupo Gaudi-UFBA. Tem graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e mestrado em Redes de Computadores pela UNIFACS (2003). Foi diretor do CEPEDI (Centro de Pesquisa em Informática e Eletroeletronico de Ilhéus) entre 2008 e 2011. Realiza projetos e pesquisas em redes de computadores, Internet das coisas, blockchain e contratos inteligentes. É co-autor de vários minicursos sobre esta temática e de artigos na área de Blockchain e IoT; propôs e ministra disciplina na graduação sobre Blockchain, IoT e Contratos Inteligentes, e leciona diversos cursos de extensão sobre blockchain, contratos inteligentes e Sistemas Web na UESC, UFBA e UESB.

Gilton Mal (UFS))


Gilton Mal (UFS)

Minicurso 2 - Aplicando o Design Sprint para criar soluções criativas e colaborativas para o pós-pandemia (26/10)

Com a pandemia da Covid-19, além de enfrentarmos as dores e ausências de pessoas queridas, temos que lidar com as preocupações e incertezas que ocorrerão no futuro como desafios referentes ao trabalho, educação e até mesmo com a convivência humana. Design Sprint é um framework que reúne metodologia, criatividade e colaboração por meio de um processo com fases definidas e restrição de tempo, objetivando a redução de riscos e a efetividade na criação de algo novo como um produto, serviço ou recurso, principalmente em ambientes de incertezas. A ideia desta atividade é utilizar dos recursos do Design Sprint para provermos uma nova solução colaborativa que possa auxiliar nos problemas do pós-pandemia.

Autor:
Gilton Mal é Professor (DCOMP/UFS), Orientador de Pós-graduação (PROCC/UFS), Mentor e Influenciador Digital (@giltonmal). Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual. Trabalha com as linhas de pesquisas de Sistemas de Informação (SI), Cidades Inteligentes, Design Thinking, UX, Criatividade, Inovação, Tecnologias Educacionais, Propriedade Intelectual e Marketing Digital

Prof. João Soares de Oliveira Neto (UFRB)


Prof. João Soares de Oliveira Neto (UFRB)


Tiago Almeida Santos (UFRB)


Tiago Almeida Santos (UFRB)

Minicurso 3 - Criação de apps em Kotlin: modelagem, arquitetura e implementação (27/10)

Este minicurso pretende apresentar e discutir aspectos de modelagem de dados e arquitetura de software de um caso prático usando Kotlin como ferramenta de implementação. O objetivo é apresentar as características, vantagens e recursos da linguagem Kotlin, além de antecipar para os contatos iniciais com esta linguagem de programação, ou para os contatos intermediários, alguns princípios que são essenciais para a Engenharia de Software. Normalmente, estes estes assuntos só começam a fazer parte da rotina dos desenvolvedores em etapas avançadas. Defendemos que compreender e refletir sobre modelagem e arquitetura de sistemas, além de como codificá-las numa linguagem de programação, são práticas que devem acompanhar o desenvolvedor o mais cedo possível no percurso de aprendizagem, inclusive incentivando este profissional a melhor explorar os recursos e potencialidades disponíveis.

Autores:
João Soares de Oliveira Neto
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e em Computação pela Université Paris-Saclay (duplo diploma). Cursou mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), especialização em TV Digital pela Universidade Mackenzie, São Paulo (2008) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Atualmente, é professor adjunto III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde é o coordenador do Grupo de Pesquisa AuX (Acessibilidade, Tecnologias Urbanas, e Experiência do Usuário). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, acessibilidade, desenvolvimento de tecnologias assistivas digitais para o espaço urbano (combinando assuntos como Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Cloud Computing, e Computação Vestível), e Engenharia de Software. Orienta, coordena e participa de projetos que utilizam as tecnologias da comunicação e da informação nas áreas de saúde, educação e inclusão.

Tiago Almeida Santos
Estudante do Bacharelado de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é bolsista de Iniciação Científica vinculado ao projeto “Desenvolvimento de solução tecnológica visando a inclusão econômica de pessoas com deficiência em Cidades Inteligentes”. É membro do grupo AuX, tem publicações em eventos nacionais e estuda Experiência do Usuário (UX), usabilidade e desenvolvimento de aplicações Android. Também tem especialização em Arquitetura e Design de Software pela University of Alberta e experiência em desenvolvimento de aplicações Android usando Kotlin e desenvolvimento backEnd usando Node.

Prof. Leonardo Henrique da Silva Bonfim (IFS)


Prof. Leonardo Henrique da Silva Bonfim (IFS)


Profa. Jamille Silva Madureira (IFS)


Profa. Jamille Silva Madureira (IFS)

Minicurso 4 - Animação de Objeto 3D em Realidade Aumentada Utilizando Unity 3D e EasyAR (27/10)

O minicurso visa apresentar os conceitos de Realidade Aumentada, e permitir o desenvolvimento de habilidades aos participantes na programação de aplicativos móveis, que façam uso da Realidade Aumentada e suas possíveis aplicações nas diversas áreas do conhecimento. A metodologia consiste em, inicialmente, apresentar uma abordagem teórica para contextualizar o participante do minicurso acerca do conceito de Realidade Aumentada, através de exemplos do cotidiano e aplicações que já fazem uso desta realidade, além de motivar para a exploração deste recurso. Assim, para permitir que o participante tenha essa imersão na Realidade Aumentada, o minicurso também terá uma demonstração prática de programação em Realidade Aumentada por meio das ferramentas Unity 3D e EasyAR.

Autores:
Prof. Leonardo Henrique da Silva Bonfim (IFS)
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e Computação Distribuída, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação e Educação, Desenvolvimento de Sistemas, Avaliação de Desempenho, Virtualização, Redes Definidas por Software, Anonimização.

Profa. Jamille Silva Madureira (IFS)
Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Sergipe), Mestra em Ciência da Computação (Universidade Federal de Sergipe), Especialista em Administração de Sistemas de Informação (Universidade Federal de Lavras), Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Licenciada em Informática (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e formação em andamento no curso Tecnólogo em Jogos Digitais (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Foi professora temporária no Instituto Federal Baiano, professora efetiva do Instituto Federal da Bahia e Instituto Federal Baiano. Desde 2014 é professora no Instituto Federal Sergipe, atualmente no campus Estância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Informática e Educação - GEPIED/CNPq/UFS. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: pensamento computacional, jogos digitais educacionais, gamificação e realidade aumentada.

Prof. Adolfo Guimarães (UNIT)


Prof. Adolfo Guimarães (UNIT)

Minicurso 5 - Coletando, processando e visualizando dados abertos (28/10)

Desde a criação da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei número 12.527/2011) em 2011, diversos projetos foram criados com a finalidade de trabalhar com dados disponibilizados pelo poder público que podem ser obtidos a partir de diferentes endereços como o Portal da Transparência e o Portal Brasileiro de Dados Abertos. No último ano, o acesso a esse tipo de informação foi fundamental para que a imprensa e iniciativas não-governamentais pudessem mapear a situação da pandemia no Brasil. É nesse contexto que trago esse minicurso com a proposta de mostrar como podemos usar linguagem Python para coletar, processar e visualizar dados disponibilizados pelo poder público.

Autor:Prof. Adolfo Guimarães (UNIT)
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Recuperação de Informação e Sistemas Inteligentes. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Aprendizagem de Máquina e subárea de Processamento de Linguagem Natural. Atualmente é professor nos cursos de computação da Universidade Tiradentes, atua como colaborador do Grupo de Pesquisa Ludiico (UFS) e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia da Informação e Comunicação (GPITIC) da UNIT.

Prof. João Soares de Oliveira Neto (UFRB)


Prof. João Soares de Oliveira Neto (UFRB)


Anderson Oliveira dos Santos (UFRB)


Anderson Oliveira dos Santos (UFRB)

Minicurso 6 - Tecnologias e Iniciativas de Cidades Inteligentes Aplicadas a Municípios de Pequeno e Médio Porte (28/10)

Este minicurso pretende apresentar as Cidades Inteligentes de Pequeno e Médio Porte, com o objetivo de explorar como as soluções tecnológicas já utilizadas por Smart Cities de grande porte podem ser adaptadas para o contexto desses municípios. O conhecimento adquirido neste minicurso possibilitará aos participantes os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de iniciativas inteligentes no contexto de cidades de pequeno e médio porte.

Autores:
Prof. João Soares de Oliveira Neto
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e em Computação pela Université Paris-Saclay (duplo diploma). Cursou mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), especialização em TV Digital pela Universidade Mackenzie, São Paulo (2008) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Atualmente, é professor adjunto III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde é o coordenador do Grupo de Pesquisa AuX (Acessibilidade, Tecnologias Urbanas, e Experiência do Usuário). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, acessibilidade, desenvolvimento de tecnologias assistivas digitais para o espaço urbano (combinando assuntos como Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Cloud Computing, e Computação Vestível), e Engenharia de Software. Orienta, coordena e participa de projetos que utilizam as tecnologias da comunicação e da informação nas áreas de saúde, educação e inclusão.

Anderson Oliveira dos Santos
Graduando no Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas com terminalidade em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Técnico em Eletrotécnica formado com ênfase em processos industriais pelo SENAI-BA. Atualmente é membro do grupo de Pesquisa AuX (Acessibilidade, Tecnologias Urbanas, e Experiência do Usuário). Envolvido em estudos relacionados à cidades inteligentes, aplicações da tecnologia da informação nas áreas da educação e inclusão, além de desenvolvimento mobile, de software e web (Backend e Frontend) e sistemas eletrônicos.

Datas Importantes

Prazo para submissão de artigos: 25 de setembro de 2021 (estendido final).
Notificação aos autores: 30 de setembro de 2021.
Envio do capitulo de livro: 15 de outubro de 2021.
Realização do evento: 27 a 30 de outubro de 2021.

Instruções aos Autores

Professores/pesquisadores interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta, escrita em Português, detalhando a natureza do minicurso , contendo entre 3 e 5 páginas (excluindo-se os CVs, item 6 abaixo), com as seguintes informações:

  1. Dados de identificação - Título do minicurso, autores, instituição(ções) e indicação do autor que apresentará o curso;
  2. Dados gerais - Objetivos do curso, tratamento dado ao tema (por exemplo: teórico ou prático; apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação etc.) e perfil desejado da audiência;
  3. Estrutura prevista do texto (tópicos/capítulos a serem desenvolvidos);
  4. Para cada capítulo/tópico previsto no item 3, escrever um resumo de seu conteúdo e uma previsão do respectivo número de páginas;
  5. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso;
  6. Curriculum Vitae resumido dos autores (uma página por autor, no máximo).
Todas as informações acima devem estar contidas em apenas um documento (um arquivo no formato PDF) a ser submetido exclusivamente por meio do sistema JEMS da SBC. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação. A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos.

Os autores das propostas selecionadas deverão produzir um texto (capítulo de livro) em Português contendo entre 20 e 50 páginas. Os textos serão publicados, na forma de capítulos, no livro "Minicurso ERBASE 2021". O modelo para publicação do capítulo de livro está disponível no portal da SBC. O ERBASE 2021 ocorrerá no formato online, portanto, as apresentações dos minicursos aceitos ocorrerão de maneira remota. Todos os artigos de minicursos aceitos deverão ser apresentados no formato online estruturado para um total de três horas por pelo menos 1 coautor do artigo.

Coordenação

Adilson Jorge Dos Santos (UNEAL)
Eduardo Moares (IFAL) - eduardo.moraes@ifal.edu.br.