WEIBASE

Workshop de Educação e Informática


O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados nas seguintes trilhas:
  • Trilha 1 – Educação em Computação
    Destinada às pesquisas sobre o processo educacional na área de computação, tais como iniciativas de atração de talentos, educação inclusiva, currículos, metodologias, abordagens pedagógicas, infra-estrutura, integração academia-mercado e demais temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na área.
  • Trilha 2 – Usos das TICs na Educação
    Destinada às pesquisas sobre o usos das TICs no apoio à educação, tais como uso de jogos, redes sociais, robótica, plataformas de EAD, objetos de aprendizagem, software e hardware livre na educação, inclusão digital e educação inclusiva, suas particularidades e inovações, formação de educadores e demais temas que destaquem o uso das TICs nos processos e metodologias educacionais. Espera-se ainda que os trabalhos desta trilha apresentem resultados importantes e que possam ser replicados em outros contextos.
  • Trilha 3 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Computação
    Destinada a divulgar relatos de experiência de projetos de extensão na área de computação, com destaque aos resultados das ações desenvolvidas junto à sociedade. Ações de extensão que envolvam inclusão e letramento digital, disseminação de cultura digital por meio de blogs e mídias sociais e projetos de integração de comunidades apoiadas por tecnologias são algumas das linhas abordadas nesta trilha.
Independente da trilha, espera-se ainda que os trabalhos submetidos apresentem resultados consistentes, relevantes e replicáveis em outros cenários ou contextos. A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.


ATENÇÃO AUTORES!

Prezados autores,
A sessão técnica do Weibase/Erbase acontecerá no dia 26/10 a partir das 13 horas. Para tanto, os participantes deverão acessar a videoconferência a partir do link abaixo informado. Ressaltamos a necessidade do envio da gravação de apresentação do trabalho através do formulário enviado (https://forms.gle/BCfMr8tEazmaRzyF6) , respeitando o tempo limite de 10 minutos por vídeo, conforme retificado em email anterior.
Além disso, é essencial o comparecimento de, pelo menos, um dos autores para cada trabalho, a fim de responder os questionamentos dos participantes. Informamos ainda que, em caso de não comparecimento, o trabalho não será apresentado, categorizado como no-show, mesmo que a gravação tenha sido previamente enviada.

LINK DA SESSÃO: https://meet.google.com/dpv-tpcy-kbo Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.
Coordenação do Weibase/Erbase 2021



Programação WEIBASE
26/10/2021 - Terça-feira as 13h
Chair: Gilson Santos Júnior (IFS) e Adilson Santos (UNEAL)
Artigo Autores
O Ensino de Informática através de um Projeto de
Extensão aplicado ao Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual para a inclusão digital
Wilamis Aviz
RPG Arduino: uma proposta de gamificação para ensino de
programação em microcontroladores
Rodrigo da Silva and Andressa Mota da Silva
Santos and Alexandre Kida
O Uso de Aplicações de Realidade Virtual e Realidade
Aumentada como Ferramentas Pedagógicas na Educação Básica
Heraldo Lima Junior and Matheus Andrade and Renan Filipe
Oficinas de Tecnologias Abertas: LibreOffice e GIMP Messias Silva and Ozenilson Cruz and
Tiago Coelho and Rodrigo Calumby
Proposta de um aplicativo para auxiliar na
execução de atividades práticas
Luis Eduardo Almeida and Alexandre Barbosa
Pensamento Computacional como Estratégia de Apoio ao
Ensino de Conceitos Básicos de Programação
Eduardo Sales and Harlei Rosa
Oficinas Remotas de Introdução ao GNU/Linux
utilizando Aprendizagens
Ativas: Um Relato de experiência
Ozenilson Cruz and Messias Silva and Tiago Coelho and Rodrigo Calumby
Oficinas Remotas Avançadas de Aprendizagem
Ativa de GNU/Linux: Um Relato de experiência
Ícaro Alvim and Ozenilson Cruz and Messias
Silva and Tiago Coelho and Rodrigo Calumby
Ferramentas de Busca para Crianças: revisão
sistemática da literatura
Laercio Junior and Heleno Fülber and Adonney
Veras and Bruno Merlin

Motivos para publicar no WEIBASE 2021:

O WEIBASE é um workshop que chega à sua 18ª edição, já consolidado como uma oportunidade para jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos e receberem importantes feedbacks de uma experiente equipe de avaliadores, que ajudarão a fortalecer ainda mais os seus trabalhos de pesquisa.

Durante a realização do evento, serão premiados o melhor trabalho em cada trilha. Entretanto, para ser premiado, a trilha precisa alcançar, no mínimo, 5 trabalhos apresentados no workshop. A primeira fase da premiação será baseada na avaliação do comitê de programa no momento da submissão.
Dentre os trabalhos aceitos para publicação, de 3 a 5 serão indicados para compor a lista de concorrentes ao prêmio de acordo com critérios estabelecidos pela comissão julgadora. A segunda e última fase consistirá na avaliação da apresentação no dia do evento por uma comissão julgadora formada por de professores da área. A apresentação deve ser feita obrigatoriamente por um estudante que faça parte da lista de autores do trabalho.
Na edição 2021 do WEIBASE, os trabalhos premiados serão convidados para ter uma versão estendida submetida para um volume especial da [Revista de Ciências Exatas e Tecnológicas](https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/recet/index) (ISSN 2763-8855). A RECET é um periódico de publicação semestral cujo objetivo é promover e socializar artigos que apresentem resultados de estudos ou pesquisas sobre as atividades de ciência, tecnologia e inovação. Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma comissão especial, e deverão apresentar entre 20 e 30% de conteúdo original em relação ao trabalho publicado nos anais do WEIBASE.

Neste sentido, o WEIBASE 2021 apresenta-se como uma excelente oportunidade para alunos de cursos de nível técnico, graduandos ou recém-graduados publicarem suas pesquisas concluídas ou em andamento de modo a obter feedbacks para melhoria dos seus trabalhos.

Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da Inscrições na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. A publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à Inscrições de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.


Submissão de Artigos

O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=3933). O formato de submissão deverá seguir o estilo dos artigos da SBC ( http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos). O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências. Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital.

A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à Inscrições de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2021, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores. A revisão NÃO será do tipo blind review, de modo que autores e instituições podem constar nos trabalhos submetidos.

Os autores de artigos aceitos deverão submeter o Termo de Cessão de Direitos preenchido e assinado. Clique aqui para baixar o modelo.


Datas Importantes

Prazo para submissão de trabalhos: 01/10/2021

Notificação dos trabalhos aceitos: 11/10/2021

Entrega da versão final dos trabalhos aceitos: 18/10/2021

Inscrições de pelo menos um autor do trabalho: 22/10/2021


Coordenação

Chairs do evento:

Gilson Santos Júnior (IFS) - gilson.junior@academico.ifs.edu.br
Adilson Santos (UNEAL) - adilsonal@gmail.com

Comitê Científico

Adilson Santos - CESMAC Alcemir Santos - UESPI Ana Claudia Martinez-UFU Ana Luiza Rolim - IFPE Angela Peres-UFPE Carlos Batista - FACAPE Catuxe Varjão - IFS Cláudia Pinto - UEFS Crescencio Lima Neto -UFBA / IFBA Cristiane Santana - IFS Dinani Amorim - UNEB / FACAPE Eduardo Cardoso Moraes - IFAL Eudis Teixeira - IF SERTÃO PE Fabiana Bertoni -UEFS Fabrício Braga - UFPB Francisco Rodrigues - IFS Francisco Kelsen Oliveira -IF SERTÃO PE Gilson Santos Júnior-IFS Ivanildo Melo - IFPE Jean Rosa - UFBA Jislane Menezes - IFS João Sedraz - UNIVASF Jorge Cavalcanti - UNIVASF Jussara Moreira - IF SERTÃO PE Laécio Costa - IF SERTÃO PE Luiz Nícolas Trigo - IF SERTÃO PE Luma Seixas - UFPE Marcus Vasconcelos-IFS Mário André Farias - IFS Maria Celimar da Silva - FACAPE Mônica Cunha - IFAL Renata Santos - IFBA Roberto Tenório - FACAPE Rodrigo Rodrigues - UFRPE Rossana Junqueira - UNIFEI/IF SERTÃO PE Stephanie Kamary - IFS Thiago Mendes -IFBA Thiago Ribeiro - UFU Vânia Lasalvia - FACAPE Victor Sarinho - UEFS Walter Sarinho - UNIPÊ Wanderson Dias - IFS Wladia Bessa - IFAL